Consórcio Público CIM Polo Sul lidera criação de frente de apoio aos municípios atingidos pelas chuvas

25 junho 2024
IMG_1964

Em uma reunião histórica realizada no dia 21 de junho, no auditório do Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul, o Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) liderou a formação de uma frente de apoio aos municípios do sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas no início do ano. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, além de representantes de diversos municípios consorciados, Governo Estadual, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e bancada federal capixaba na Câmara de Deputados.

O presidente do CIM Polo Sul e prefeito de Jerônimo Monteiro, Sérgio Fonseca, deu as boas-vindas às autoridades e agradeceu o apoio recebido durante o período de reconstrução dos municípios. “Dias melhores já chegaram. As coisas estão melhores e só estão assim porque demos as mãos e trabalhamos juntos por nossas cidades”, disse.

Durante o evento, o conselheiro Domingos Taufner ressaltou a importância da cooperação entre os municípios e do papel do consórcio em multiplicar os esforços para a realização de projetos. A promotora de Justiça de Mimoso do Sul, Maíra Rangel, elogiou a atuação do TCE-ES na criação de uma célula de crise para auxiliar os gestores municipais durante o período de calamidade.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, lembrou o cenário caótico em que o município se encontrava logo após a enchente e celebrou a união da população na reconstrução da cidade. Representantes da Defesa Civil apresentaram o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil e abordaram temas como gestão de riscos e eventos climáticos como El Niño e La Niña.

Ao final do evento, as autoridades presentes receberam placas de homenagem e agradecimento pelos serviços prestados aos municípios atingidos pelas chuvas. Com a formação da frente de apoio, o CIM Polo Sul reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios consorciados.